segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Período Orientalizante ( 700 - 600 a.C )


Com a conquista de Alexandre O Grande e a expansão comercial que levou a Grécia um contato maior com o Egito, a Anatólia e o Oriente Médio.

A partir do século VIII a.C, os tradicionais padrões geométricos dos vasos de cerâmica foram substituídas por temas típicos do oriente como a rosácea, a palmeta, o grifo, a esfinge e a sereia.

O centro artistico se deslocou de Atenas para Rodes e sobretudo, Corinto.O produto estético mais representativo do período é a cerâmica protocorintia(725-650 a.C ) e Corintia ( 650-550 a.C ).

A cerâmica protocorintia tinha como motivos ornamentais básicos os frisos com animais e cenas bélicas, em escala reduzida, própria para a decoração de pequenos vasos como aríbalos e pixides.

As figuras em geral em preto sobre fundo branco ou em vermelho.

O estilo Corintio apresentava figuras maiores de desenhos um pouco mais tosco, e embora bidimensionais as figuras transmitiam um sentido de realidade física pelas formas exuberantes, cheia de detalhes ornamentais e vazados em meio a uma policromia simbólica.Este estilo de figuras negras sobre um fundo vermelho espalhou-se para outras regiões como Esparta,e chegou na Ática uma geração depois.Esta técnica foi posteriormente substituida pela técnica de figuras vermelhas sobre um fundo negro.
No século VII a.C, começou a desenvolver-se em Atenas o estilo proto-ático de cerâmica, com figuras mais dimensionadas e esboçadas linearmente.os temas das pinturas dos vasos além de mitologicos trazia também a representação de monstros e animais.

5 comentários:

amizades, flores, fotos, palavras, sentimentos sinceros disse...

muito bom seu blog. Também estudo cerâmica grega, principalmente a orientalizante. Não entendi o que Alexandre tem a ver com este tópico.
estranho.

Cainan disse...

eu gostei do seu blog e desta postagem

Unknown disse...

Também gostei do blog. Apenas um reparo, a inclusão do estilo orientalizante na época de Alexandre é um erro. Esse estilo surge no período arcaico, em que o mundo grego se expandiu geográfica e económicamente. Assim, depois de fundar colónias no sul da Itália, no norte de África e na orla costeira da Ásia Menor, os pintores gregos passaram a incluir temas da arte oriental na
decoração dos vasos.

Unknown disse...

Belas explicações obg

Unknown disse...

Muito bom blog. A imagem do vaso que aparece é similar ao do que estava no Museu Nacional, trazida pela Imperatriz Tereza, que muito contribuiu para o engrandecimento do acervo sobre arqueologia greco-romana. Foi deste post que fiquei sabendo da idade provável do vaso. Parabéns e que continue assim.