segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A arte grega antiga remonta ao segundo milênio antes da era cristã e originou-se na ilha de Creta, prospero núcleo comercial, famoso pela decoração suntuosa de palácios como Cnossos e Festo. No continente a civilização Micênica a.C produziu-se a arte grega propriamente dita, que nos séculos IV e III a.C, por intermédio de Alexandre O Grande e seus sucessores, propagou-se para além do Egeu e do Mediterrâneo e chegou até a Índia.
A pintura em cerâmica caracterizou-se no período Micênico pelos temas de influencia Minoica, como plantas estilizadas e animais marinhos.Durante a idade das trevas despontavam os vasos com desenhos geométricos de vários tipos e que recobriam quase toda a superfície.Inicialmente os vasos mostravam monstros fabulosos e outros temas de influência asiática.Mais tarde com o advento das técnicas de figuras negras e vermelhas, as imagens ganharam grande expressividade e riqueza.
Nos primórdios os vasos eram utilizados como oferendas fúnebres.Com o tempo os vasos de utilidade diária passaram a ser também cuidadosamente decorados em quase toda a sua superfície com motivos geométricos, figuras de animais, cenas mitológicas e do dia-a dia.
As elaboradas cenas narrativas, é o principal elemento que distingue a decoração dos vasos gregos em relação aos vasos produzidos pelas demais civilizações antigas.
A forma e o tipo do vaso teve grande variação ao longo da História Grega, e de modo geral pode-se dizer que o uso ditava a forma.A ânfora e a híchia eram recipientes de armazenagem de vinho, cereais e azeite.A cratera, a enócoa, o cálice e o skyphos que era uma espécie de canecão eram utilizados em ocasões festivas.O lécito, o alabastro e o aríbalo guardavam azeite ou perfume para higiene pessoal.O lutróforo era usado somente em certos rituais das cerimônias de casamento.
Entre as diversas formas de arte a cerâmica grega pintada foi a que mais resistiu a ação do tempo, com diversos exemplares de todos os estilos e períodos artísticos.
Os vasos gregos são conhecidos não só pela sua forma , mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação.
As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas atividades diárias e cenas da mitologia grega.O maior pintor de figuras negras foi Exéquias, que possuía um estilo cheio de poesia e perfeito equilibrio, além de produzir também a cerâmica.
Sua obra é importante pois revela a direção que a arte figurativa tomaria, indicando o salto desde uma reprodução simbólica hieroglifica dos objetos no mundo até uma representação que procurava mostrar o mundo tal como ele realmente se apresenta.
A pintura grega dos vasos está preocupada em contar histórias , como alguns vasos que trazem imagens de episódios relatados por Homero na Ilíada e na Odisséia escritas no século VIII a.C.
vasos ornados com narrativas datam de tempos anteriores a Homero, chegam ao período clássico grego que sucedeu o período arcaico por volta de 480 a.C, e alcançam até épocas bem posteriores. O apogeu da pintura nos vasos pode ser situado no século VI e nas primeiras décadas do século V, época dos vasos de figuras negras e figuras vermelhas e entrou em decadência no fim do periodo clássico.

Um comentário:

Helen Herrera disse...

bom, mas naum falow do Eutimedes...